sábado, 23 de abril de 2011

O Desabafo...

       
          
O primeiro vídeo que eu fiz para o concurso "mãe, tô na Globo!" se chama "O desabafo", na verdade era uma tentativa de ser escutado pelos governantes do meu estado Pernambuco.
Quem frequenta o centro do Recife sabe muito bem que se deve andar sempre olhando para os lados e pra trás para não ser vitima de furto, roubos relâmpagos ou assalto. As maiores vítimas são as mulheres e pessoas idosas que são roubados por crianças, isso mesmo, ROUBADOS POR CRIANÇAS, pois, no centro da cidade há inúmeras crianças moradoras de rua, isso me faz lembrar a história de Peter Pan, mas não são apenas crianças, são famílias inteiras morando debaixo das árvores, nas praças e prédios abandonados, todos em situação extrema de precariedade, como famílias de ratazanas que todos criticam quando vêem, mas não fazem nada para mudar a situação. E essa situação não é recente, na verdade sempre existiu, apenas nunca foi feito nada de efetivo para mudar essa realidade, não adianta o governador dizer que tem "x programas" para resolver o problema, o fato é o seguinte: "existem inúmeras famílias morando debaixo das árvores, praças e prédios abandonados no centro do Recife". Isso é uma vergonha pelo motivo que Recife é uma capital, tem a maior renda per capita (por cabeça) do estado, são centenas de milhões de reais em impostos por mês, mas não consegue resolver um problema relativamente simples em relação a grande malha de problemas sociais.
Porque dar prioridade aos moradores de ruas? a capital é o portão do estado, se a capital está suja e cheia de mendigos então o estado aparentemente é todo assim, a exemplo de algumas cidades brasileiras que se polemizaram quando fizeram leis proibidos mendigos ou desocupados, Recife deveria agir com a mesma atitude! calma calma! não sou nazista ou skinhead, defendo que cada morador de rua deve ganhar uma das 10mil casas que a prefeitura anuncia dar ao povo durante cada mandato, que projetos de cooperativas devem ser realizados para que os novos moradores tenha condição de auto sustento, isso parece muito? não amigo, baixo custo, e depois de tudo isso criar uma lei sobre o mendiguismo nas ruas, pois, várias pessoas também usam de má fé.
Existem também as pessoas que já estão viciadas em pedir, que mesmo com aposentadorias, casas e carro continuam indo pras ruas pedir, enganando as poucas pessoas que ainda acreditam está ajudando, isso é um crime que também deve ser investigado, pois as reportagens já mostraram que isso acontece corriqueiramente, mas nada, nada mudou.
Esse ano vou tentar ter o prazer de ir pela segunda vez à conferência de assistência social do estado de Pernambuco, e se eu for, perguntarei com muito gosto ao Secretário de Assistência Social Acácio Carvalho porque não se ver mudanças no quadro situação moradores de rua do Recife, eu faria isso ao governador, mas sabe como é, os líderes só aparecem na aberturas dessas conferências, nunca discutem o assunto com a população.
Eu sabia que com esse vídeo eu teria poucas chances de ganhar o concurso por se tratar de um problema político, mas nele eu pude expressar de maneira bem resumida a minha vontade de questionar os governantes a quem pagamos para cuidar de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário